O Versátil Abacate é uma fruta que agrada a muitos paladares em todo o mundo, com sua textura cremosa e sabor delicado.
O cultivo do abacate ocorre há milhares de anos e os primeiros relatos de consumo foi no México. Naquela época, o abacate era considerado um alimento afrodisíaco e com grande fonte de energia.
Porém, essa poderosa fruta foi difundida através dos espanhóis, quando exploraram a região na época da colonização e foi levada para a Europa, onde e rapidamente se tornou popular entre a nobreza.
Entretanto, o abacate é cultivado em muitas regiões do mundo. É um ingrediente versátil e nutritivo usado em uma ampla variedade de receitas e preparações culinárias.
Mas além do seu sabor marcante, o abacate também guarda algumas curiosidades interessantes.
Curiosidades sobre o abacate
Existem mais de 500 variedades de abacate, mas as mais comuns são o Hass, o Fuerte e o Reed. Ele pertence à mesma família do caju e do pistache.
Na ilha de Réunion, localizada no Oceano Índico, existe uma variedade de abacate chamada “Abacate Gigante de Réunion” que pode pesar incríveis 3kg e chegam a medir até 30 centímetros de comprimento.
O abacate é uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Ele contém mais potássio do que a banana e é rico em fibras, vitamina K, ácido fólico e vitamina B6.
Eu sempre uso o abacate em receitas doces e salgadas. Por isso, considere usar o versátil abacate em smoothies, saladas, sanduíches, guacamole e muito mais.
Mas as utilidades do abacate vão além do uso como alimento, pois tem muitas outras aplicações e benefícios e atualmente é usado em fábricas de cosméticos, na área da medicina, artesanato, decoração e outros.
Como escolher e armazenar o abacate
Antes de tudo, ao escolher um abacate, procure um que esteja maduro, mas não muito mole. A textura deve ser firme, mas ceder um pouco à pressão dos dedos. Evite abacates com manchas escuras ou amassados.
Contudo, se o abacate estiver verde demais, você pode deixá-lo em temperatura ambiente por alguns dias até amadurecer.
Para acelerar o processo de amadurecimento, você pode colocá-lo em um saco de papel com uma banana ou uma maçã. Isso ajuda a concentrar o gás etileno, que acelera o amadurecimento da fruta.
Depois de maduro você pode ser guarda-lo na geladeira por alguns dias. Por fim, se você cortar o abacate e não usar tudo, coloque a metade restante em um recipiente hermético e pingue algumas gotas de limão para evitar que escureça.
Veja também:
Guacamole Sabor Intenso em Tempo Recorde
Salada de Abacate Saborosa com Textura Incrível e Fácil de Preparar
Pani Puri: Delicia da Cozinha Indiana na Sua Mesa
Sucuk Caseiro: Saboroso e Prático “Chouriço Turco”